Introdução
A engenharia representa o cenário de maior necessidade profissional do futuro, a cada dia que se passa o mercado precisa ainda mais das competências desse profissional e a escassez de engenheiros formados, capacitados e com experiencia no mercado está obrigando as industrias a delegarem muitas das competências que seriam do engenheiro, a técnicos com experiência e conhecimento para assumir parte dessa responsabilidade.
Estamos em plena era tecnológica em que as crianças e adolescentes mesmo na classe baixa, estão mais dispostas a se envolver com distrações tecnologicamente modernas, mudando assim as antigas brincadeiras da já considerada antiguidade tradicional. Trocaram o peão a bolinha de gude, pelo vídeo game, e trocaram a roda de cirandinha pelas redes sociais virtuais.
O Engenheiro do Futuro
A engenharia tem desafios significantes pela frente, o tempo é cada vez mais curto para desenvolver projetos que resolvam problemas crônicos da indústria e sociedade. Para 2030 a ONU estipulou os dezessete maiores desafios de sustentabilidade a serem vencidos.
Dois dos principais profissionais de engenharia que serão impreterivelmente essenciais no apoio da resolução dessas e de outras necessidades de intervenção científica são os de computação e produção. Sendo o engenheiro de produção no desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para o desenvolvimento industrial, sem prejudicar a existência de toda natureza humana, e o engenheiro da computação no ambiente sócio cultural da era virtual em que vivemos, tanto na vida particular como profissional de todos os ramos do nosso cotidiano e futuro.
Principais competências do Engenheiro da Computação
São muitas as competências características de um bom profissional da área de engenharia, em específico na área de engenharia da computação, que hoje em dia não se limita como os leigos pensam, em apenas desenvolver novas tecnologias na criação de novos computadores e sistemas computacionais. Mas sim com uma visão mais ampla, desenvolver e utilizar de todos os recursos disponíveis na tecnologia da informação, não se limitando apenas ao computador e internet, para solucionar problemas socioculturais na convivência humana, tanto nas interrelações pessoais de todas as classes, como no desenvolvimento sustentável das atividades socioeconômicas industriais, e tudo isso sem é claro, descuidar da sobrevivência do meio ambiente e da natureza de todos os seres vivos do planeta.
Abaixo uma lista das principais habilidades pessoais que esse engenheiro deve desenvolver:
► Rápida percepção e adaptação perante a problemas
► Facilidade de adaptação e atualização perante a novidades
► Facilidade de comunicação e recursos comunicativos
► Capacidade de desenvolver e gerir projetos
► Capacidade de modelar e simular
► Capacidade de desenvolver softwares e aplicativos em ambientes diversos
► Criatividade e Improviso temporariamente eficientes
► Facilidade de comunicação e expressão
► Raciocínio lógico na solução eficaz de problemas crônicos
► Capacidade de trabalhar em equipe
► Habilidades de liderança, negociação e empreendedorismo
► Capacidade para “navegar a incerteza”
► Liderança de equipe técnica
► Velocidade de raciocínio, e serenidade para resolver problemas mesmo sob pressão
► Reavaliações eficazes para melhoria continua
Duas principais competências
Na minha opinião, as duas principais competências do Engenheiro da Computação para o futuro próximo são a rápida percepção e adaptação perante a problemas e o raciocínio lógico na solução eficaz de problemas crônicos. Para assim conseguir ser proativo, e através de seu conhecimento perspicaz, prever, agir e projetar soluções eficazes fazendo uso principalmente dos recursos de gestão da tecnologia da informação contemporânea.
Particularmente vejo também principalmente no Brasil, uma necessidade de atualização do método pedagógico de ensino a distância, que deveria se adequar a necessidade do perfil atual da grande maioria dos estudantes de engenharia que se vê em um ultrapassado método de ensino não estimulante. Fato esse comprovado devido ao alto índice de evasão nos cursos de engenharia em nosso país.
Aluno: Claudinei Martins Rosa
RA: 1809226
Faculdade UNIVESP
Curso: Engenharia da Computação - 1º Bimestre
Comments